Capa
Volume 27 / Número 3 a 4
1985
Descarregar revista
Apresenta-se um modelo semi-empírico de intersecção de curvas de energia potencial para o cálculo de energias de activação. O modelo mostra que a energia de activação depende de factores termodinâmicos e electrónicos: energia de reacção, constantes de força e soma dos comprimentos das ligações químicas reactivas, da ordem de ligação no estado de transição e da chamada «entropia de mistura».
Neste artigo apresenta-se, de forma resumida, uma comparação entre o efeito de quaternização (por grupos alquilo e outros) de átomos de azoto em imimas, incluindo N-heterociclos, e o efeito de coordenação a iões metálicos através dos mesmos átomos de azoto
A electrólise pode constituir um processo de síntese quer et escala laboratorial quer à escala industrial. Existem publicados grande número de reacções usadas em electrossintese e tem sido feitos propressos significativos em sistemas de utilidade prática
«Nitrilos em síntese heterocíclica: uma via para a síntese de tiazinonas funcionalmente substituídas.» Descrevem-se as reações do ácido tiosalicílico com uma série de nitrilos activados. Descrevem-se pela primeira vez várias benzo[e]-1,3-tiazinonas.
Foram feitas determinações dos números de transferência catiónicos e aniónicos do sulfato de zinco ern água a 25°C as concentrações 0.01 0,025 e 0,069 M pelo método directo da fronteira móvel. Os valores limites dos números de transferência catiónicos. T°1, foram calculados usando as várias equações de Fuoss-Onsager e Pitts e comparados com os obtidos a partir dos resultados de transferência de Dye e colaboradores e com dados de condutância da literatura.
Apresenta-se um processo de derivatização para a produção de derivados voláteis de monossacaridos, apropriados para a sua análise por cromatografia gás-líquido e, eventualmente por cromatografia gás-liquido associada à espectrometria de massa (CGL/EM)
A oxidação do complexo trans-[ReC/ (N2)(dppe)2] (A, dppe = Ph2PCH2CH2PP112) por AgBF, conduz à formação de uma espécie catiemica em que o figando N2 apresenta acentuada labilidade sendo facilmente substituído por CNMe formando trans-[ReCI (CNMe) (dppe)2HBF4]; em alternativa, pode ocorrer um rearranjo do complexo insaturado [Rea (dppe)2] [BF,] com formação de uma espécie orto-metalada. Por clorinação foto química de A por CH2Cl2 forma-se IRe,C1,(dppe),], enquanto que o composto oxo [Re0C/ (dppe)2] é gerado na presença de dioxigénto; fotólise de uma solução de A na ausência de qualquer substrato conduz a formação de uma espécie, fRe2C12(dppe),], possivelmente dimérica e ortometalada
Da análise de 1H r.m.n. da N-benzil-N-metil-hiclroxilarnina e seu anião, a não-equivalência magnética observada nos protões benzílicos é racionalizada em termos de ser a inversão lenta do átomo de azoto o passo determinante da velocidade do processo dinâmico. Cálculos de orbitais moleculares (VINDO e ab initio) levados a cabo no composto modelo N,N-dimetil-hidroxilamina e respectivo anião emprestam suporte adicional a esta hipótese,
Cloretos de arenodiazánio reagem com derivados do propanodinitrilo 1 a-c e 12 dando hidrazonas; estas são rapidamente ciclizadas dando os derivados 4 da piridazina e 13 da 3-piridazinona, respectivamente. Os derivados 6 do 2-arninopirrole e 14 da 1,6-di-hidro-3-piridazinona são obtidos por reacção dos compostos 4 e 13 com zinco em ácido acético.
Estudou-se a adsorção de molibdato por caulinite a 25°C em meio cloreto de sódio 0,01 molar, a p1-1 entre 3 e 8 e para concentrações iniciais de molibdénio compreendidas entre 0,5 e 150 ig cm-3. O equilíbrio a curto termo é atingido em menos de 10 horas e permanece inalterado durante pelo menos 48 horas.
Determinação espectrofotométrica de vanádio (IV) com ácido etilenodiamino-N,N'-dipropiónico (EDDPA) Estudou-se a formação do complexo entre vanádio (IV) e o ácido etilenodiamino — N,N' — dipropiónico. O complexo, de cor violeta, tem um máximo de absorção a 545 nm, em meio ácido (pH=5.5).
Determinação espectrofotométrica de paládio (II) com ácido butilenodiaminotetrametilenofosfórico (BDTMPA) Descreve-se um método espectrofotométrico para o doseamento de paládio (II). A p1-1=7,0, o paládio (l1) reage com o ácido butilenodiaminotetrametilenofosfanico (BDTMPA), dando um complexo, com um máximo de absorção a 380 nm, absortividade molar de 2,8 X 103 dm3, moi-1, cm-1, sensibilidade de 38 ng.cm-2, e que satisfaz el lei de Beer no intervalo 1,68-28,54 tig de Pd (11)/cm. Determinaram-se, também, interferências, reprodutibilidade e a estequiometria do complexo.
Através de um modelo de intersecção de estados que permite estimar energias de activação em função de parâmetros moleculares e termodinâmicos, mostra-se que a linearidade de relações de energia livre em cinética é verificada desde que a ordem de ligação do estado de transição seja independente da natureza de substituintes e solventes.