Capa
Volume 32 / Número 1 a 4
1989
Descarregar revista

Em 1917 iniciou-se na Alemanha (Oppau) a síntese do amoníaco numa instalação de altas pressões [1]. Vinte e dois anos mais tarde, em Inglaterra (Norwich [2]), a I.C.I. começou a produzir polietileno à pressão de =150 MPa.


Embora os manómetros primários permitam as medidas mais rigoros as, eles são de difícil obtenção, quer pela dificuldade da sua construção, quer pelo preço elevado dos modelos comerciais. Por estes motivos a maior parte dos manómetros utilizados a altas pressões são do tipo secundário. Por outro lado, eles apresentam-se hoje com frequência na forma de modelos digitais, o que permite a automatização da medida.


Neste trabalho analisa-se o equilíbrio líquido-líquido em sistemas constituidos por terpenos / IPA / água, que representam de forma simplificada o processo reaccional de produção de terpineol. As determinações foram efectuadas a 353 K, sendo as amostras analisadas por cromatografia gás líquido.


Em estudos de natureza cinética considera-se fundamental o conhecimento das vias de investigação que permitam, através da análise de resultados experimentais, concretizar propostas mecanísticas. Nesta perspectiva examinam-se as vias Funções Termodinâmicas de Transferência, Equações Paramétricas de Correlação e, ainda, o Método Unificador, proposto por Abraham em 1985, o qual congrega as duas aproximações anteriores com o fim de obter um rendimento informativo mecanístico molecular superior.


Estudou-se a cinética da hidrólise com catálise ácida do ácido N-fenilbenzohidroxâmico. A análise dos resultados mostra que o mecanismo da hidrólise é do tipo A-2, sendo os produtos da reacção o ácido benzóico e a fenilhidroxilamina.


Descreve-se um estudo da despolimerização de PHB sob urna variedade de condições. Apresenta-se um método simples e eficiente de obtenção de 3-(R)-hidroxibutanoatos opticamente puros e em altos rendimentos.


Alguns compostos organometálicos de mercúrio (II) reagem em meio aquoso ácido com aniões inorgânicos, tal como os halogenetos, produzindo-se os haloderivados correspondentes. Estes produtos são pouco solúveis em água mas solúveis em solventes orgânicos apoiares. Neste trabalho estada-se a reactividade e as condições de extracção de vários compostos de fenilmercúrio (II) (acetato, borato e hidróxido) na presença de aniões halogeneto e tiocianato. As implicações analíticas são também exploradas.


A quantificação de funções de estado caracterizadoras dos sistemas, faz-se em termos relativos, logo implicando o estabalecimento de estados padrão arbitrários, com os quais se podem comparar os sistemas reais, através de valores de actividades ou de coeficientes de actividade. Neste trabalho apresenta-se um método gráfico que permite a fácil visualização das características de diferentes estados padrão e a interconversão de actividades e de coeficientes de actividades, a eles referentes.


A escolha de diferentes estados padrão, acarreta diferentes valores padrão da função de Gibbs para um sistema, consoante o estado de referência adoptado. Neste trabalho discute-se em que medida esta afirmação pode ou não ser transposta directamente para valores de potenciais padrão de eléctrodo ou seja qual a relação entre valores de potencial padrão de eléctrodo, correspondentes a diferentes estados padrão de um dado sistema.


Apresenta-se um estudo polarográfico e espectrofotométrico de derivados do 1,3,4-tiadiazole, verificando-se em meio básico, que o grupo - CN activa a ligação duplo e que o grupo -CO a desactiva. Propõe-se um mecanismo pain a redução e discutem-se as possíveis correlações de energia livre.


Começou-se por realizar uma análise comparada da acção da saliva com a dos agentes normalmente utilizados (puros ou sob a forma de misturas) para a limpeza de poeiras e sujidade, em obras de arte e objectos de interesse arqueológico e etnológico.