O Prémio Ferreira da Silva, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química em 1981, será atribuído pela 17.ª vez em 2022, durante o XXVII Encontro Nacional da SPQ. Este Prémio é concedido a um químico português que, pela obra científica produzida em Portugal, tenha contribuído significativamente para o avanço da Química, em qualquer das suas áreas.
A Medalha Vicente de Seabra foi instituída pela Sociedade Portuguesa de Química em 2002, tendo sido atribuída pela 1.ª vez em 2004, durante o XIX Encontro Nacional da SPQ. A medalha têm esta ano a sua 9ª edição e destina-se a premiar a alta qualidade, originalidade e autonomia do trabalho de investigação em Química desenvolvido em Portugal por um investigador de idade não superior a 40 anos.
O Prémio Luso-Espanhol de Química, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Real Sociedad Española de Química, é atribuído anualmente, e em alternância, a químicos portugueses e espanhóis com projecção internacional. Em 2010, ano de início do Prémio, este foi atribuído pela RSEQ ao Prof. José Cavaleiro da Universidade de Aveiro. Em 2011 foi a vez de a SPQ atribuir pela primeira vez o Prémio a um químico espanhol, Miguel Yus.
As candidaturas estão abertas de 28 de novembro de 2022 até 30 de dezembro de 2022, devendo ser apresentadas de acordo com os respetivos regulamentos.