Ana Maria Lobo (1945-2024)

Ana Maria Lobo

Professora Ana Maria Lobo 

Universidade NOVA de Lisboa

É com grande pesar que a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) comunica o falecimento da Professora Ana Maria Lobo. 

Ana Maria Lobo, nascida a 15 novembro de 1945 foi uma distinta sócia da SPQ. Foi co-fundadora e primeira diretora do Boletim da Sociedade Portuguesa de Química (1978-1981) e Presidente da Divisão de Química Orgânica (2005-2007).

Licenciou-se na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em 1967 e mudou-se um ano depois para Londres, para o Imperial College London. Após completar o seu doutoramento em Química no Imperial College e um ano de pós-doutoramento com Sir Derek Barton (Prémio Nobel da Química em 1969) regressou a Portugal onde começou a lecionar na recém-criada UNL, ainda no seminário dos Olivais. Tornou-se professora catedrática em 1979. Na NOVA FCT foi Presidente do Conselho Científico e também Decana. 

Após a jubilação em 2015, manteve a atividade de Investigação no Departamento de Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCT), no Laboratório agora batizado como seu nome

A Professora Ana Lobo dedicou a sua vida profissional ao ensino e à investigação. Foi uma das responsáveis pela criação da Licenciatura em Química Aplicada e do Mestrado em Química Tecnológica em colaboração com o então INETI. O seu domínio de investigação situou-se na área da Química Orgânica, nomeadamente na síntese e elucidação estrutural de moléculas naturais de importância prática e mecanismos bioquímicos como a carcinogénese química. O seu percurso levou a que a "Royal Society of Chemistry" de Londres lhe conferisse o estatuto de Fellow, a partir de 2014. Mais recentemente, desenvolveu novas ferramentas e metodologias para o ensino de química a estudantes cegos. Foi autora de um vasto conjunto de publicações, desde artigos nas mais conceituadas revistas científicas internacionais, várias patentes e supervisionou 30 estudantes de doutoramento (em colaboração com o Professor Sundaresan Prabhakar, seu colega e marido) que levaram o seu legado a toda a academia portuguesa.

Foi Membro fundador da AMONET - Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas, em 2004, tendo sido a primeira Presidente da Associação. Entre 2007 e 2015 foi vice-presidente da AMONET e também membro do Conselho de Administração da Plataforma Europeia de Mulheres Cientistas (EPWS).

Deixou um legado inestimável na academia e na ciência, consolidando-se como um dos maiores expoentes da Química Orgânica em Portugal.


Publicado/editado: 11/10/2024