O Grupo de Químicos Jovens (GQJ) da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) desafiou os estudantes inscritos em Mestrados e Doutoramentos na área científica de Química e afins, bem como os jovens investigadores da mesma área, a enaltecer a importância da Tabela Periódica e dos Elementos Químicos nos dias de hoje através de fotografias originais. O concurso pretendeu sensibilizar para a importância da Química na sociedade atual, estimular a criatividade e promover um espírito de competição saudável através da prática fotográfica. Esta 2.ª edição contou com o patrocínio da SOQUÍMICA. As fotos são espetaculares! Conheças as vencedoras.
Não é uma visão do Espaço ou um qualquer planeta distante, o que vemos é um balão de vidro. Pura química. Lá dentro, o hidrogénio estabelece pontes entre os braços tentaculares de um dendrímero de poliurea. O resultado é fascinante, uma fluorescência azul, intensa e intrínseca. O fenómeno raro, também observado na natureza durante a agregação de folhas beta de fibras amiloides, é explicado pela deslocalização de eletrões através das pontes de hidrogénio. Não é um planeta, mas viajamos com o olhar. Elementos químicos destacados: Hidrogénio, Azoto, Oxigénio e Carbono.
Esta imagem mostra a morfologia bastante peculiar de um dos materiais híbridos, vulgo MOFs, que sintetizo e investigo. MOFs (ou Redes Metalo-Orgânicas) são polímeros de coordenação porosos com uma rede cristalina muito bem definida. Têm um comportamento químico muito particular: são "materiais-esponja" usados para a separação seletiva de todo o tipo de moléculas. Esta imagem é de uma MOF construída por um ácido fosfónico e um lantanídeo (6º Período da Tabela Periódica) como centro metálico. Elementos químicos destacados: Érbio, Fósforo, Oxigénio, Carbono e Hidrogénio.
Nesta fotografia evidencia-se a fluorescência de sete compostos orgânicos dispersos numa matriz polimérica, constituídos por sete elementos comuns em química orgânica: hidrogénio, carbono, oxigénio, azoto, enxofre, fósforo e silício. Com apenas estes elementos, foi possível obter uma diversidade de compostos com fluorescência das sete cores do arco-íris e com aplicação em dispositivos luminescentes, células fotovoltaicas, sensores óticos e imagiologia de fluorescência. Elementos químicos destacados: Carbono, Hidrogénio, Oxigénio, Azoto, Enxofre, Fósforo e Silício.
As fotografias serão exibidas no XXVI Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química, que terá lugar na Universidade do Porto, de 24 a 26 de julho de 2019.
O GQJ parabeniza todos os participantes!