Hugh Douglas Burrows (1945-2023)

É com profundo pesar que a Sociedade Portuguesa de Química comunica o falecimento do Professor Hugh Douglas Burrows. Aos seus familiares e amigos a Direção da SPQ apresenta sentidas condolências.

Hugh Burrows nasceu a 30 de março de 1945, em Worthing, Inglaterra, obteve o seu BSc em Química pela Universidade de Londres e o seu PhD pela Universidade de Sussex na área de Química-Física Orgânica. Trabalhou nas Universidades de Warwick, Tel-Aviv e Ife (atualmente Universidade Obafemi Awolowo, Nigéria), tendo entrado na Universidade de Coimbra, em 1983, onde construiu uma carreira notável como Professor de Química. Distinto membro da SPQ (sócio n.º 485), desempenhou ao longo de vários anos diversos cargos, além de ter promovido a realização de encontros de grande destaque, como o XXIVth IUPAC Symposium on Photochemistry, em julho de 2012. 

Em cerca de 40 anos de atividade na Universidade de Coimbra, onde era Professor Catedrático Jubilado, foi autor e coautor de cerca de 400 artigos científicos e inúmeras comunicações em congressos e simpósios,nacionais e internacionais. Publicou ainda vários livros e dezenas de capítulos de livro. Foi ainda responsável por três patentes. Tinha um vasto leque de interesses de investigação em áreas como luminescência, fotoquímica, polímeros e tensioativos e, em particular, sistemas que envolvem polímeros conjugados e complexos metálicos na química dos materiais.

O reconhecimento internacional está patente no cargo de Editor Científico da Pure and Applied Chemistry, a revista oficial da IUPAC, função que ocupou entre 2014 e 2022. Deixa uma marca indelével no panorama da Química Portuguesa com um trabalho científico, tecnológico e artístico-cultural que se estende além-fronteiras, e uma forma de ser e estar que nos cativou ao longo dos anos.

(JF, 13-03-2023)

 


Publicado/editado: 13/03/2023