O Livro Branco da Fotocatálise

O Livro Branco da Fotocatálise, cuja primeira edição impressa e digital foi publicada em setembro de 2020 na sua versão espanhola, representa até à data o maior esforço de divulgação e padronização empreendido pela Associação Ibérica de Fotocatálise, da qual a Sociedade Portuguesa de Química se associou através do seu Grupo de Química Industrial.

A versão portuguesa do Livro Branco da Fotocatálise foi recentemente editada e encontra-se disponível gratuitamente através da página web da Associação Ibérica de Fotocatálise:

https://www.fotocatalisis.org/libro-blanco/

A versão portuguesa é uma edição conjunta da AIF e da SPQ, em que participaram autores/tradutores de várias instituições portuguesas, nomeadamente da Universidade do Porto, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da Universidade do Minho, da Universidade de Lisboa e do Instituto Português da Qualidade.

O Livro Branco da Fotocatálise vem preencher a lacuna devida à inexistência de regulação especifica, e ao mesmo tempo apresenta conceitos, resultados de investigação e casos práticos na área da fotocatálise atmosférica, tanto em espaços exteriores como interiores. Combina a natureza informativa de diferentes conceitos de interesse geral - como a poluição ambiental em espaços exteriores e interiores e seus efeitos na saúde - com textos escritos por especialistas, nos quais são propostos critérios de conceção e aplicação de materiais fotocatalíticos descontaminantes e com capacidade de auto-limpeza, adaptadas ao contexto em que são utilizadas e ao seu objetivo final. Nas suas páginas apresentam-se vários exemplos de utilização de materiais fotocatalíticos de última geração em diferentes setores: Urbanismo, Construção, Obras Civis, Indústria, Energia, Saúde, Habitação... São ainda apresentados procedimentos para determinação da eficiência de produtos fotocatalíticos.

O livro apresenta ainda uma revisão de resultados obtidos em vários projetos de investigação que decorreram nos últimos anos no campo da fotocatálise, procurando aproximar o leitor dessa tecnologia, definindo seus conceitos básicos, sintetizando os grandes avanços alcançados nos últimos tempos e dando resposta a dúvidas frequentes (FAQs).

É ainda abordada a possibilidade de utilizar a fotocatálise como uma ferramenta promissora no combate a vírus, bactérias e outros microrganismos. Resumindo, é um documento prático, indicado para técnicos e gestores de Instituições Públicas, Gabinetes de Arquitetura, Empresas de Construção e Concessionárias, Topógrafos, Urbanistas, Profissionais do Ambiente, bem como para todos os interessados ​​na temática da qualidade do ar e na otimização dos custos de conservação de edifícios.


Publicado/editado: 21/01/2022