|
Cerimónia de lançamento do Ano Internacional da Tabela Periódica, Paris, UNESCO
No passado 29 de Janeiro de 2019, na sede da UNESCO em Paris, celebrou-se o lançamento oficial do Ano Internacional da Tabela Periódica (IYPT2019). “…A Tabela Periódica conta-nos uma história – o seu objetivo é compreender a essência de todas as coisas…”, foi assim que na alocução inicial, Audrey Azoulay, Diretora Geral da UNESCO, fez questão de centrar a tónica das celebrações no papel da Tabela Periódica, enquanto linguagem comum das ciências, na educação para uma cidadania ativa e informada, como veículo de transmissão do papel da química no desenvolvimento sustentável global. Deste modo foi lançado o repto para que se use o conhecimento químico na resolução dos desafios emergentes nas áreas da energia, agricultura, saúde e educação. O tema dos desafios societais foi também retomado por Bernard Feringa (Nobel da Química 2016 e Sócio Honorário da SPQ) ao considerar a tabela periódica a gramática da ciência – mantendo ainda o seu papel de farol para o desenvolvimento dos compostos do futuro –, e o seu criador, Mendeleiev, o seu herói pessoal, pelo carácter sistematizador do conhecimento sobre os elementos do seu legado, e também pela capacidade de previsão de novos elementos e dos compostos deles derivados.
Seguiram-se várias apresentações de carácter eminentemente político (Emelia Arthur, IUCN/IIED/FAO, acessibilidade do conhecimento em zonas remotas), científico (Youri Organessian e o elemento super-pesado 118), ou pedagógico (Sir Martin Poliakoff e as suas Tabelas Periódicas, que poderemos revisitar em julho no XXVI Encontro Nacional da SPQ).
Paralelamente às comunicações que se sucediam no grande auditório havia uma zona de exposição com várias demonstrações, zonas multimédia onde era possível entrar virtualmente no gabinete de trabalho de Mendeleiev (com direito a selfie com o próprio), ou mesmo ser servido num bar molecular. O espaço, os novos elementos, a arte, a filatelia, o artesanato e a educação eram outras zonas temáticas passíveis de visita.
A finalizar, o físico Sandro Scandolo (Abdus Salam ICTP) trouxe a ficção para o auditório principal e enfatizou dois “novos” elementos que nos podem conduzir a um futuro mais solidário o 0Ed (Educacium) e 119Id (Investigacium)… A cerimónia terminou com o desafio dos co-Presidentes da Comissão de Gestão do IYPT2019, Jan Reedijk e Natalia Terasova (IUPAC) para que a colaboração internacional envolvendo a cooperação e coordenação de todos os parceiros vá para além de 2019.
mais informações
|
|
EuroFoodChem XX
A conferência EuroFoodChem XX vai realizar-se nos dias 17 a 19 de Junho de 2019 no Porto, Portugal, sob os auspícios da EUCheMS (Food Chemistry division of European Association for Chemical and Molecular Sciences) e a SPQ.
A EuroFoodChem XX tem por principal objetivo juntar investigadores da academia e centros de investigação, profissionais das indústrias alimentares e afins, autoridades de controlo e fiscalização, jovens investigadores e estudantes para discutir os assuntos mais prementes relacionados com a Química dos Alimentos e a Ciência dos Alimentos em geral. Os sócio da SPQ poderão usufruir de desconto no seu registo.
mais informações
|
|
8ª Reunião Ibérica de Colóides e Interfaces (RICI)
A 8ª Reunião Ibérica de Colóides e Interfaces (RICI) irá decorrer de 17 a 19 de julho de 2019, na Universidade de Aveiro. A RICI é uma conferência promovida pelo Grupo Especializado de Coloides e Interfases (GECI) da Real Sociedad Española de Química (RSEQ) e pela Real Sociedad Española de Física ( RSEF), e o Grupo de Colóides, Polímeros e Interfaces da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). Esta reunião tem como objetivo reunir as comunidades espanhola e portuguesa que partilham interesses em temas relacionados com a ciência de colóides e interfaces, promovendo a discussão científica e fomentando a cooperação a nível internacional, deste modo convocando investigadores de todas as partes do mundo.
mais informações
|
|
XXVI Encontro Nacional da SPQ
2019 é o ano do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química. O XXVI Encontro decorrerá na Universidade do Porto, Faculdade de Ciências, de 21 a 23 de Julho de 2019. Tendo em conta que o ano de 2019 é o ano internacional da tabela periódica, este encontro tem como mote a “Tabela Periódica” sendo de destacar os tópicos seguintes:
1. A Tabela Periódica e os Elementos da Vida (saúde, alimentação e ambiente)
2. Tabela Periódica Luminescente (materiais, energia e nanotecnologia)
3. A tabela Periódica na sala de aula (comunicação, cultura e ensino)
Assim, na qualidade de Presidente da SPQ e de organizador do encontro convidam-se todos os mebros da comunidade de Química Nacional para participarem no referido Encontro e homenagear a Tabela Periódica.
Conjuntamente com as divisões e os grupos da SPQ estamos a trabalhar num programa científico de excelência e desafiador em termos das novas áreas da química e tendências. Para isso já contamos com um leque de oradores estrangeiros de reconhecido mérito ao qual se irão juntar oradores nacionais que se têm destacados nas suas áreas de investigação.
Espera-se que este encontro reúna investigadores de diferentes áreas de conhecimento da química, desde cientistas seniores a jovens cientistas, para discutir e compartilhar as suas últimas conquistas num ambiente inspirador e acolhedor.
Será também uma excelente oportunidade para desfrutar da encantadora cidade do Porto, classificada como Património Mundial pela UNESCO e gozar da boa hospitalidade das gentes desta cidade. Venham todos celebrar a “Tabela Periódica” no XXVI Encontro da SPQ.
Artur Silva - Presidente da SPQ & Victor Freitas - Organizador
mais informações
|
|
International Symposium on Synthesis and Catalysis 2019
A terceira edição do congresso Internacional Symposium on Synthesis and Catalysis 2019 (ISySyCat2019) decorrerá em Évora, uma Cidade Património Mundial muito agradável, entre os dias 3 e 6 de Setembro 2019. O congresso tem como tema principal, a síntese e a catálise na Academia e Indústria, com especial destaque para temas como, biocatálise, catálise assimétrica, síntese total, química organometálica, química verde, química medicinal, química em fluxo contínuo, síntese de polímeros, desenvolvimento de processos na produção de APIs, reações de acoplamento, etc. O congresso conta com 15 lições plenárias proferidas por cientistas de vários países, vindo da Academia e da Indústria, 25 comunicações orais escolhidas dos melhores resumos submetidos e avaliados pela comissão científica, 36 comunicações flash (flash-talks de 10 mins) e duas sessões de poster. Vão existir prémios para as melhores comunicações flash e em poster.
mais informações
|
|
|
|
Ano Internacional da Tabela Periódica
O Conceito de átomo (do grego indivisível) introduzido por Demócrito (ca.460 ac – ca.370 ac) é talvez uma das mais brilhantes formulações científicas da Humanidade. No entanto, no atomismo de Demócrito, os “átomos” diferiam apenas em forma e tamanho e foi apenas com Dalton (1808) que se atribuiu a cada substância elementarum tipo de átomodiferente. À medida que novos átomos iam sendo descobertos e se acumulava informação sobre as suas propriedades começaram a identificar-se “famílias” de átomos com comportamentos químicos semelhantes. As tríades de Dobereiner (1817) (eg. lítio, sódio e potássio ou cloro, bromo e iodo), a hélix de Chancourtois (1862) ou a lei das oitavas de Newlands (1863) são disso exemplo. No entanto o pai da tabela periódica, no sentido da classificação sistemática de todos os elementos conhecidos (63 à data de 1869), foi o russo Dmitri Ivanovich Mendeleev publicada no jornal da Sociedade Russa de Química e cujo resumo foi republicado em alemão na Zeitschrift für Chemie(12, 405-406 1869). A classificação de Mendeleev era extraordinária, não só pela sua natureza sistematizante mas também pelo carácter preditivo: com base nos vazios da sua classificação periódica (baseada na massa atómica) previu a existência de dez novos elementos dos quais sete viriam a ser descobertos. Para melhor situarmos o caráter visionário de Mendeleev temos de nos recordar que em 1869 não se conhecia o eletrão (Thomson 1897), o protão (Moseley 1913) ou o neutrão (Chadwick 1932).
Em 2019 passam 150 anos desta extraordinária criação do génio humano e a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como Ano Internacional da Tabela Periódica. A Tabela Periódica, enquanto ícone da química, representa o carácter central desta ciência nas suas interfaces com as restantes áreas do conhecimento científico e das tecnologias. A celebração decretada pelas Nações Unidas é uma oportunidade para mostrar a centralidade da química e o seu papel na resolução dos grandes problemas da humanidade, numa ótica de desenvolvimento sustentável, nas áreas do ambiente, energia, alimentação ou saúde. As celebrações devem também servir para promover a consciencialização da sociedade para o papel da química enquanto ciência promotora do desenvolvimento e bem-estar e motivar as novas gerações para carreiras nas áreas das ciências e tecnologias.
Próximos eventos
- Dia do Cúrio: Pequeno / almoço das mulheres - dia 12 de fevereiro
- Dia do Carbono: plantar 118 árvores - dia 21 de março
mais informações |
|
|
|
EFMC
MedChemWatch - janeiro de 2019
The official EFMC e-newsletter:
- Workshop at the European Parliament: EFMC as the voice of medicinal chemistry in Europe. (Editorial by Yves P. Auberson, EFMC President)
- With the New Year approaching, change is in the air for the EFMC website…
- Exclusive Interview with Christa Müller, winner of the 2018 Nauta Pharmacochemistry Award for Medicinal Chemistry and Chemical Biology.
- The EFMC Yearbook 2019 is now available online!
- EFMC Grants - Applications are open
- Call for nominations - EFMC Prizes 2019
- I am a Medicinal Chemist: meet Ana Sofia Newton (Yale University, Usa)
- “Frontiers in Medicinal Chemistry FIMC 2019”
- jointly organised by GDCH, DPHG and SCS
- News from the European Chemical Society (EuChemS) – 6th ECBS/LS-EuChemS meeting
- The French Medicinal Chemistry Society (SCT) celebrates ten years of Chemical Biology!
- News from the Biological and Medicinal Chemistry Sector (BMCS) of the Royal Society of Chemistry (RSC)
- This month’s highlighted MedChemComm article - Structure–Activity Relationship of the Cinnamamide Family of Antibiotic Potentiators for Methicillin-Resistant Staphylococcus aureus (MRSA)
mais informações
6th EFMC Young Medicinal Chemist Symposium
5-6 de setembro de 2019, Atenas, Grécia
mais informações
EFMC-ASMC'19 - International Symposium on Advances in Synthetic and Medicinal Chemistry
1-5 de setembro de 2019, Atenas, Grécia
mais informações
XXVI EFMC International Symposium on Medicinal Chemistry (EFMC-ISMC 2020)
6-10 de setembro de 2020, Basel, Suíça
EFMC-ACSMEDI: Medicinal Chemistry Frontiers 2019
10-13 de junho de 2019, Carcóvia, Polónia
mais informações |
|
|