|
Prémio Luso-Espanhol Conferência Lourenço-Madinaveitia :: 2019
O Prémio Luso-Espanhol de Química "Conferencia Madinaveitia-Lourenço", instituído pela Sociedade Portuguesa de Química e pela "Junta de Gobierno de la Real Sociedad Española de Química", é atribuído anualmente, e em alternância, a químicos portugueses e espanhóis com projecção internacional. Este ano o Prémio foi atribuído pela RSEQ à Professora Maria João Ramos, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.
A SPQ congratula-se por ter no seu seio esta ilustre química.
mais informações
|
|
Formação: Nomenclatura química: adequação das regras da IUPAC à língua portuguesa
Registo de Acreditação n.º 102892/19- 25 horas (1 crédito)
A Sociedade Portuguesa de Química convida-o participar na ação "Nomenclatura química: adequação das regras da IUPAC à língua portuguesa" que decorrerá na Escola Secundária do Entroncamento nos dias 20, 27 de setembro e 11 de outubro das 17h-20h e nos dias 21, 28 de setembro e 12 de outubro das 9h-13h. A participação na ação está limitada a 25 vagas. O preço das inscrições é de 15 euros para sócios da SPQ e também para professores do Agrupamento de escolas em que se realiza a ação e de 25 euros para não sócios da SPQ.
A presente ação, visa contribuir para a formação continua dos professores de Física e Química, Biologia e Geologia promovendo a atualização dos seus conhecimentos no domínio da nomenclatura química, em particular no que se refere à nomenclatura de moléculas orgânicas e inorgânicas simples. Identificar as alterações introduzidas pelo novo documento da IUPAC e tomar conhecimento da correta terminologia em língua portuguesa. A ação visa ainda motivar os professores a usarem formas criativas e inovadoras de apresentação da nomenclatura química em sala de aula, dando resposta à flexibilização curricular e às aprendizagens essenciais das Ciências Físico-Químicas, Física e Química A e Química 12, em consonância com a entrada em vigor em 2018/2019 do programa de flexibilização curricular.
mais informações
|
|
Fórum do Grupo de Químicos no Estrangeiro
O grupo de químicos no estrangeiro criou um fórum que pretende ligar todos os químicos portugueses, sobretudo os que vivem, viveram ou pretendam viver no estrangeiro. Este espaço virtual, actualmente moderado pela Muna Sidarus e pelo restantes membros da direcção do GQE, pretende ser um local para troca de ideias, discussões, criação de redes de contactos, divulgação de notícias, e outros temas relacionados com a mobilidade de químicos portugueses.
Foram lançados alguns tópicos de discussão/informação e criada uma estrutura base, que conta com a colaboração da comunidade do GQE e outros interessados para dar vida e movimento ao fórum e consecutivamente ao grupo. Tendo o claro objectivo de aproximar todos os químicos portugueses espalhados pelo mundo, o registo no fórum está também aberto a químicos não registados no GQE. Este fórum pretender aproximar todos os químicos portugueses, em especial os que vivem, viveram ou pretendam viver no estrangeiro. Registe-se.
Registo no Fórum GQE
|
|
1º Encontro Nacional de Cristalografia
O 1º Encontro Nacional de Cristalografia irá decorrer a 13 e 14 de Junho de 2019, na Universidade de Aveiro. Este Encontro é promovido pelo recentemente criado Grupo de Cristalografia no seio da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). A reunião visa promover a interação entre cientistas que se dedicam ao estudo da cristalografia em Portugal, usando não só instrumentos de escala laboratorial como grandes instalações internacionais tais como fontes de sincrotrão e neutrões. O Grupo tenciona ainda com o Encontro criar um fórum de discussão e troca de ideias para o futuro da Cristalografia no país.
Submissão de resumos até 15 de maio de 2019
mais informações
|
|
EuroFoodChem XX
A conferência EuroFoodChem XX vai realizar-se nos dias 17 a 19 de Junho de 2019 no Porto, Portugal, sob os auspícios da EUCheMS (Food Chemistry division of European Association for Chemical and Molecular Sciences) e da SPQ.
A EuroFoodChem XX tem por principal objetivo principal juntar investigadores da academia e centros de investigação, profissionais das indústrias alimentares e afins, autoridades de controlo e fiscalização, jovens investigadores e estudantes para discutir os assuntos mais prementes relacionados com a Química dos Alimentos e a Ciência dos Alimentos em geral. Os sócio da SPQ poderão usufruir de desconto no seu registo.
Submissão de resumos até 31 de maio de 2019
mais informações
|
|
8ª Reunião Ibérica de Colóides e Interfaces (RICI)
A 8ª Reunião Ibérica de Colóides e Interfaces (RICI) irá decorrer de 17 a 19 de julho de 2019, na Universidade de Aveiro. A RICI é uma conferência promovida pelo Grupo Especializado de Coloides e Interfases (GECI) da Real Sociedad Española de Química (RSEQ) e pela Real Sociedad Española de Física ( RSEF), e o Grupo de Colóides, Polímeros e Interfaces da Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). Esta reunião tem como objetivo reunir as comunidades espanhola e portuguesa que partilham interesses em temas relacionados com a ciência de colóides e interfaces, promovendo a discussão científica e fomentando a cooperação a nível internacional, deste modo convocando investigadores de todas as partes do mundo.
Submissão de resumos até 31 de maio de 2019
mais informações
|
|
XXVI Encontro Nacional da SPQ
2019 é o ano do Encontro Nacional da Sociedade Portuguesa de Química. O XXVI Encontro decorrerá na Universidade do Porto, Faculdade de Ciências, de 24-26 de Julho de 2019. Tendo em conta que o ano de 2019 é o ano internacional da tabela periódica, este encontro tem como mote a “Tabela Periódica” sendo de destacar os tópicos seguintes:
1. A Tabela Periódica e os Elementos da Vida (saúde, alimentação e ambiente)
2. A Tabela Periódica Luminescente (materiais, energia e nanotecnologia)
3. A Tabela Periódica na Sala de Aula (comunicação, cultura e ensino)
Assim, na qualidade de Presidente da SPQ e de organizador do encontro convidam-se todos os mebros da comunidade de Química Nacional para participarem no referido Encontro e homenagear a Tabela Periódica.
Conjuntamente com as divisões e os grupos da SPQ estamos a trabalhar num programa científico de excelência e desafiador em termos das novas áreas da química e tendências. Para isso já contamos com um leque de oradores estrangeiros de reconhecido mérito ao qual se irão juntar oradores nacionais que se têm destacados nas suas áreas de investigação.
Espera-se que este encontro reúna investigadores de diferentes áreas de conhecimento da química, desde cientistas seniores a jovens cientistas, para discutir e compartilhar as suas últimas conquistas num ambiente inspirador e acolhedor.
Será também uma excelente oportunidade para desfrutar da encantadora cidade do Porto, classificada como Património Mundial pela UNESCO e gozar da boa hospitalidade das gentes desta cidade. Venham todos celebrar a “Tabela Periódica” no XXVI Encontro da SPQ.
Artur Silva - Presidente da SPQ & Victor Freitas - Organizador
Submissão de resumos até 13 de maio de 2019
mais informações
|
|
International Symposium on Synthesis and Catalysis 2019
A terceira edição do congresso Internacional Symposium on Synthesis and Catalysis 2019 (ISySyCat2019) decorrerá em Évora, uma Cidade Património Mundial muito agradável, entre os dias 3 e 6 de Setembro 2019. O congresso tem como tema principal, a síntese e a catálise na Academia e Indústria, com especial destaque para temas como, biocatálise, catálise assimétrica, síntese total, química organometálica, química verde, química medicinal, química em fluxo contínuo, síntese de polímeros, desenvolvimento de processos na produção de APIs, reações de acoplamento, etc. O congresso conta com 15 lições plenárias proferidas por cientistas de vários países, vindo da Academia e da Indústria, 25 comunicações orais escolhidas dos melhores resumos submetidos e avaliados pela comissão científica, 36 comunicações flash (flash-talks de 10 mins) e duas sessões de poster. Vão existir prémios para as melhores comunicações flash e em poster.
Submissão de resumos até 20 de maio de 2019
mais informações
|
|
13ª Reunião do Grupo de Glúcidos - GLUPOR 13
O Grupo de Glúcidos da Sociedade Portuguesa de Química tem o prazer de convidar a comunidade académica, científica e empresarial a participar no seu 13º Encontro Nacional – Glupor-13, que se realiza de 3 a 5 de Setembro de 2019 na cidade do Porto, no Instituto de Investigação e Inovação em Saúde – Universidade do Porto.
O Glupor-13 será um encontro da comunidade portuguesa que se dedica às ciências dos carboidratos nas suas mais diversas vertentes. Serão abordadas temáticas abrangentes e transversais às áreas da Química, Bioquímica, Biomedicina, Saúde Humana, Ciências dos Alimentos, Ciências Farmacêuticas, Ciências dos Materiais e Indústria.
Submissão de resumos até 17 de maio de 2019
mais informações
|
|
XXV Encontro Galego-Portugues de Quimica
Mais uma vez, neste ano de 2019, tem lugar mais uma edição dos Encontros Luso-Galego de Química, desta vez a XXV. Com o mesmo entusiasmo da primeira vez, a 14 de novembro de 1985, quando ocorreu pela primeira vez em Santiago de Compostela, mas com a certeza de ter estabelecido um evento que é já obrigatório entre a SPQ e o Colégio Oficial de Químicos da Galiza (COLQUIGA). Este ano terá lugar na Cidade da Cultura nos dias 20 e 22 de novembro, em Santiago de Compostela (A Coruña, Espanha). Esperamos reunir profissionais de química dos dois lados do Minho que levam mais de três décadas compartilhando as suas experiências.
O programa incluirá palestras plenárias, apresentações orais e em painel de jovens cientistas. O banquete do encontro e os momentos sociais pretendem promover oportunidades de convívio, "networking" e partilha de experiências entre colegas, estudantes, investigadores e empresários de ambos os países num ambiente que se pretende descontraído.
Submissão de resumos até 30 de setembro de 2019 mais informações
|
|
11º Encontro Nacional de Cromatografia (11ENC)
O 11º Encontro Nacional de Cromatografia (11ENC), é o único encontro nacional no domínio científico das separações em microcolunas e técnicas relacionadas e terá lugar entre 9-11 de Dezembro 2019, no Centro de Congressos do Hotel Aldeia dos Capuchos, Caparica, Portugal. O evento é organizado pela Faculdade de Ciências e Tecnologia / Universidade NOVA de Lisboa (FCT NOVA). Este ano, por se comemorar o 20º aniversário do encontro, a equipa da FCT/NOVA terá o privilégio de partilhar a organização do evento com a Universidade de Lisboa e a Universidade de Évora, co-promotores do primeiro encontro em 1999.
O programa incluirá palestras plenárias, apresentações orais e em painel de jovens cientistas, uma mostra de equipamentos exibindo as mais recentes inovações instrumentais e um programa social que pretende oferecer a oportunidade de encontro, "networking" e partilha de experiências com cientistas nacionais e internacionais de renome num ambiente que se pretende descontraído.
Submissão de resumos até 15 de setembro para comunicações orais e 15 de outubro de 2019 para comunicações em painel
mais informações
|
|
|
|
Ano Internacional da Tabela Periódica
O Conceito de átomo (do grego indivisível) introduzido por Demócrito (ca.460 ac – ca.370 ac) é talvez uma das mais brilhantes formulações científicas da Humanidade. No entanto, no atomismo de Demócrito, os “átomos” diferiam apenas em forma e tamanho e foi apenas com Dalton (1808) que se atribuiu a cada substância elementarum tipo de átomodiferente. À medida que novos átomos iam sendo descobertos e se acumulava informação sobre as suas propriedades começaram a identificar-se “famílias” de átomos com comportamentos químicos semelhantes. As tríades de Dobereiner (1817) (eg. lítio, sódio e potássio ou cloro, bromo e iodo), a hélix de Chancourtois (1862) ou a lei das oitavas de Newlands (1863) são disso exemplo. No entanto o pai da tabela periódica, no sentido da classificação sistemática de todos os elementos conhecidos (63 à data de 1869), foi o russo Dmitri Ivanovich Mendeleev publicada no jornal da Sociedade Russa de Química e cujo resumo foi republicado em alemão na Zeitschrift für Chemie(12, 405-406 1869). A classificação de Mendeleev era extraordinária, não só pela sua natureza sistematizante mas também pelo carácter preditivo: com base nos vazios da sua classificação periódica (baseada na massa atómica) previu a existência de dez novos elementos dos quais sete viriam a ser descobertos. Para melhor situarmos o caráter visionário de Mendeleev temos de nos recordar que em 1869 não se conhecia o eletrão (Thomson 1897), o protão (Moseley 1913) ou o neutrão (Chadwick 1932).
Em 2019 passam 150 anos desta extraordinária criação do génio humano e a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o ano de 2019 como Ano Internacional da Tabela Periódica. A Tabela Periódica, enquanto ícone da química, representa o carácter central desta ciência nas suas interfaces com as restantes áreas do conhecimento científico e das tecnologias. A celebração decretada pelas Nações Unidas é uma oportunidade para mostrar a centralidade da química e o seu papel na resolução dos grandes problemas da humanidade, numa ótica de desenvolvimento sustentável, nas áreas do ambiente, energia, alimentação ou saúde. As celebrações devem também servir para promover a consciencialização da sociedade para o papel da química enquanto ciência promotora do desenvolvimento e bem-estar e motivar as novas gerações para carreiras nas áreas das ciências e tecnologias.
Próximos eventos
Colóquio: 2019 - Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos
O Conselho Regional Sul do Colégio de Engenharia Química e Biológica e a Sociedade Portuguesa de Química promovem um Colóquio no próximo dia 15 de maio, que terá lugar no Auditório da Região Sul pelas 15h00.
Grátis para portadores de cartão de estudante.
mais informações
Falar por Tabela ... periódica | Ciclo de Palestras: Património à Luz da Química - Teresa Ferreira
No âmbito do Ano Internacional da Tabela Periódica o Departamento de Química da ECT da UE vai realizar, nos próximos mêses, um Ciclo de palestras “Falar por Tabela … periódica” destinado, principalmente, a alunos de Licenciatura da Universidade de Évora e do Ensino Secundário das Escolas da região Évora. Estas palestras, sobre temas atuais em química, terão lugar no CLAV, sala 154 e uma duração compreendida entre 60 a 90 minutos.
inscrições
Um fim de tarde de música com a Tabela Periódica
Uma conversa à volta das relações entre a Ópera e os elementos.
João Paulo André (Universidade do Minho, Portugal)
10 de Maio, 2019 - 18h00, Sala ÁGORA, Biblioteca, FCT NOVA
inscrições
Conversas Elementares sobre a Tabela Periódica
Nos bastidores da Tabela Periódica: a epistemologia e os desafios culturais de uma ciência central.
João Paiva (Universidade do Porto, Portugal)
22 de Maio, 2019 - 12h00, Auditório da Biblioteca, FCT NOVA
inscrições |
|
|