|
|
|
> Químicas - ciclo de conferências
A SPQ presta homenagem às mulheres químicas com o lançamento de um ciclo de conferências. Em 2024 oito Químicas, irão, mensalmente, contar-nos o seu percurso nesta ciência. As conferências serão em formato eletrónico e gratuitas.
Proximas palestras:
30 de outubro - 11h:30-12h:15
Bioactive Molecules and Biomembranes: A Pathway to Predicting Drug Behavior in vivo
Maria João Moreno - Universidade de Coimbra
Maria João Moreno é Professora no Departamento de Química da Universidade de Coimbra, onde lidera o grupo de Biomembranas e coordena a linha de investigação Química Biológica do Centro de Química de Coimbra. Licenciada e Doutorada em Bioquímica pela Universidade de Lisboa e Universidade Nova de Lisboa, respetivamente, lecionou na Universidade do Algarve e realizou pós-doutoramento na Universidade do Michigan. Também foi investigadora visitante nos institutos ETH Zurich, NIH-NCI e BiFi. A sua investigação centra-se na química biofísica, analisando a estrutura, dinâmica e função das biomembranas para melhorar a previsão do perfil ADME/tox de fármacos e outras moléculas bioativas. Além disso, estuda a química alimentar, desenvolvendo alimentos funcionais para prevenir doenças relacionadas com a homeostase de lípidos e valorizando produtos alimentares portugueses. Com mais de 70 publicações e um índice-H de 27, Maria João tem sido financiada pela FCT e participa ativamente em gestão académica, lecionando mais de 50 unidades curriculares e supervisionando numerosos estudantes e investigadores.
20 de novembro - 11h:30-12h:15
Derivados de indole no desenvolvimento de novos fármacos
Maria M.M. Santos - Universidade de Lisboa
Maria M. M. Santos é Professora Associada no Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Medicamento na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e líder do grupo de Química Orgânica Medicinal no Instituto de Investigação iMed.ULisboa (iMed). Licenciou-se em Química Aplicada (ramo de Química Orgânica) e doutorou-se em Síntese Orgânica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Após um pós-doutoramento na Universidade de Barcelona (Espanha, 2004-2006) e um pós-doutoramento no grupo do Professor Rui Moreira (2006-2008), iniciou a sua carreira independente na FFUL, tendo ganho posições Ciência 2007 (2008-2013), Investigador FCT (investigador auxiliar, 2013-2018) e CEEC individual (investigador principal, 2018-2020), onde desenvolve investigação na área da Química Medicinal. O seu trabalho foi reconhecido pela Sociedade Portuguesa de Química com o prémio de melhor química orgânica jovem, pela Royal Society of Chemistry com a nomeação “new talent: europe” pela revista MedChemComm e foi uma das investigadoras portuguesas destacada no livro Mulheres na Ciência editado pela Ciência Viva. Em 2020, foi contratada como Professora auxiliar do Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Medicamento da FFUL, tendo sido promovida a Professora associada do mesmo Departamento em 2023.
» mais informações
|
|
|
> Prémios: Ferreira da Silva, Fraústo da Silva, Luso-Espanhol e Medalha Vicente de Seabra
Prémio Ferreira da Silva (desde 1981)
O Prémio Ferreira da Silva, é concedido bienalmente a uma química portuguesa ou químico português que, pela obra científica produzida em Portugal, tenha contribuído significativamente para o avanço da Química, em qualquer das suas áreas. Será atribuído pela 18.ª vez em 2024, e entregue durante o XXVIII Encontro Nacional da SPQ a realizar em 2025. As candidaturas serão abertas de 15 de outubro a 30 de novembro de 2024, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
Prémio Fraústo da Silva (desde 2023)
O Prémio Fraústo da Silva, é concedido bienalmente à química portuguesa ou ao químico português, sócia ou sócio da SPQ, que, pela obra científica produzida em Portugal, tenha contribuído marcadamente para o avanço das Ciências Químicas. Será atribuído pela 2.ª vez e entregue durante o XXVIII Encontro Nacional da SPQ a realizar em 2025. As candidaturas serão abertas de 15 de outubro a 30 de novembro de 2024, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
Medalha Vicente Seabra (desde 2002)
A Medalha Vicente Seabra, destina-se a premiar a alta qualidade, originalidade e autonomia do trabalho de investigação em Química desenvolvido em Portugal por um investigador ou investigadora de idade não superior a 40 anos. São proponentes os presidentes das Divisões da SPQ, e grupos de dez ou mais sócios da SPQ. O júri considerará a qualidade, impacto e quantidade do trabalho científico realizado pelos nomeados, especialmente nos cinco anos mais recentes. Será atribuído pela 10.ª vez em 2024, e entregue durante o XXVIII Encontro Nacional da SPQ a realizar em 2025. As candidaturas serão abertas de 15 de outubro a 30 de novembro de 2024, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
Conferência Lourenço-Madinaveitia (desde 2010)
O Prémio Luso-Espanhol de Química, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Real Sociedad Española de Química, designa-se por Conferência Lourenço-Madinaveitia quando atribuído pela SPQ, e Conferencia Madinaveitia-Lourenço quando atribuído pela RSEQ. Esta escolha destina-se a recordar dois químicos notáveis: Agostinho Vicente Lourenço (1822-1893) e Antonio San Quintín Madinaveitia y Tabuyo (1890-1974). É atribuído anualmente, e em alternância, a químicas ou químicos portugueses e espanhóis com projeção internacional. Cabendo à SPQ fazer a atribuição de 2024. As candidaturas serão abertas de 15 de outubro a 30 de novembro de 2024, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
|
|
|
> Congreso de Fotocatálisis 2024: Hacia la habitabilidad sostenible
O congresso de fotocatálise deste ano terá lugar a 25 e 26 de novembro, 2024, no Colegio de Ingenieros de Caminos, Canales y Puertos (calle Almagro 42, Madrid, Espanha). Serão apresentados os mais recentes avanços e aplicações das tecnologias fotocatalíticas para melhorar a qualidade do ar e da água, com os mais destacados profissionais e especialistas, bem como todas as administrações públicas, desde os governos centrais aos municipais. Além disso, será a ocasião para uma nova edição de "Luz y Acción", a iniciativa de demonstrações ao vivo que começou sua jornada em 13 de junho.
» mais informações
|
|
|
> XXVIII ENCONTRO GALEGO-PORTUGUÉS DE QUÍMICA
Alternadamente, entre Portugal e a Galiza, realiza-se anualmente um Congresso Internacional denominado ENCONTRO GALEGO-PORTUGUÉS DE QUÍMICA, quando tem lugar na Galiza, organizado pelo Colégio Oficial de Químicos da Galiza e pela Associação de Químicos da Galiza, ou designado ENCONTRO LUSO GALEGO DE QUÍMICA, quando organizado em Portugal, pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ). Neste ano de 2024 celebramos a XXVIII edição destes encontros.
O ENCONTRO GALEGO-PORTUGUÉS DE QUÍMICA é um Congresso Internacional de referência para investigadores e estudantes que trabalham nas diferentes áreas da química fundamental e aplicada. Visa promover o intercâmbio científico e tecnológico entre investigadores universitários e industriais em vários domínios da química e da engenharia química. Terá lugar de 13 a 15 de Novembro de 2024 em Vigo, Espanha.
» mais informações
|
|
|
> Podcast: "Químicos Portugueses pelo Mundo"
4º Episódio
Ciência Sem Fronteiras: A História Única e Multidisciplinar de Diana Garcia Entre a Academia e a Indústria
Neste episódio, conheça a trajetória inspiradora de Diana Garcia, graduada em Bioquímica pela UNL-FCT. Diana conta como foi a sua mudança para o Reino Unido, onde fez o doutoramento na Universidade de Kent e teve uma carreira diversificada, passando por várias empresas até regressar à academia como gestora de projetos de investigação na Universidade de Edimburgo. Uma conversa sobre desafios, conquistas e a transição entre a academia e a indústria, que reflete a sua paixão pela ciência e a sua jornada internacional.
» mais informações
|
|