|
|
|
> Químicas - ciclo de conferências
A SPQ presta homenagem às mulheres químicas com o lançamento de um ciclo de conferências. Em 2024 oito Químicas, irão, mensalmente, contar-nos o seu percurso nesta ciência.
As conferências serão em formato eletrónico e gratuitas.
Próxima palestra:
20 de novembro - 11h:30-12h:15
Derivados de indole no desenvolvimento de novos fármacos
Maria M.M. Santos - Universidade de Lisboa
Maria M. M. Santos é Professora Associada no Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Medicamento na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e líder do grupo de Química Orgânica Medicinal no Instituto de Investigação iMed.ULisboa (iMed). Licenciou-se em Química Aplicada (ramo de Química Orgânica) e doutorou-se em Síntese Orgânica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Após um pós-doutoramento na Universidade de Barcelona (Espanha, 2004-2006) e um pós-doutoramento no grupo do Professor Rui Moreira (2006-2008), iniciou a sua carreira independente na FFUL, tendo ganho posições Ciência 2007 (2008-2013), Investigador FCT (investigador auxiliar, 2013-2018) e CEEC individual (investigador principal, 2018-2020), onde desenvolve investigação na área da Química Medicinal. O seu trabalho foi reconhecido pela Sociedade Portuguesa de Química com o prémio de melhor química orgânica jovem, pela Royal Society of Chemistry com a nomeação “new talent: europe” pela revista MedChemComm e foi uma das investigadoras portuguesas destacada no livro Mulheres na Ciência editado pela Ciência Viva. Em 2020, foi contratada como Professora auxiliar do Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Medicamento da FFUL, tendo sido promovida a Professora associada do mesmo Departamento em 2023.
» mais informações
|
|
|
> Prémios: Ferreira da Silva, Fraústo da Silva, Luso-Espanhol, Medalha Vicente de Seabra e Prémio Luso-Italiano de Química
Prémio Ferreira da Silva
(desde 1981)
O Prémio Ferreira da Silva, é concedido bienalmente a uma química portuguesa ou químico português que, pela obra científica produzida em Portugal, tenha contribuído significativamente para o avanço da Química, em qualquer das suas áreas. Será atribuído pela 18.ª vez em 2024, e entregue durante o XXIX Encontro Nacional da SPQ a realizar em 2025. Novas datas: As candidaturas serão abertas de 20 de novembro a 8 de janeiro de 2025, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
Prémio Fraústo da Silva
(desde 2023)
O Prémio Fraústo da Silva, é concedido bienalmente à química portuguesa ou ao químico português, sócia ou sócio da SPQ, que, pela obra científica produzida em Portugal, tenha contribuído marcadamente para o avanço das Ciências Químicas. Será atribuído pela 2.ª vez e entregue durante o XXIX Encontro Nacional da SPQ a realizar em 2025. Novas datas: As candidaturas serão abertas de 20 de novembro a 8 de janeiro de 2025, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
Medalha Vicente Seabra
(desde 2002)
A Medalha Vicente Seabra, destina-se a premiar a alta qualidade, originalidade e autonomia do trabalho de investigação em Química desenvolvido em Portugal por um investigador ou investigadora de idade não superior a 40 anos. São proponentes os presidentes das Divisões da SPQ, e grupos de dez ou mais sócios da SPQ. O júri considerará a qualidade, impacto e quantidade do trabalho científico realizado pelos nomeados, especialmente nos cinco anos mais recentes. Será atribuído pela 10.ª vez em 2024, e entregue durante o XXIX Encontro Nacional da SPQ a realizar em 2025. Novas datas: As candidaturas serão abertas de 20 de novembro a 8 de janeiro de 2025, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
Conferência Lourenço-Madinaveitia
(desde 2010)
O Prémio Luso-Espanhol de Química, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Real Sociedad Española de Química, designa-se por Conferência Lourenço-Madinaveitia quando atribuído pela SPQ, e Conferencia Madinaveitia-Lourenço quando atribuído pela RSEQ. Esta escolha destina-se a recordar dois químicos notáveis: Agostinho Vicente Lourenço (1822-1893) e Antonio San Quintín Madinaveitia y Tabuyo (1890-1974). É atribuído anualmente, e em alternância, a químicas ou químicos portugueses e espanhóis com projeção internacional. Cabendo à SPQ fazer a atribuição de 2024. Novas datas: As candidaturas serão abertas de 20 de novembro a 8 de janeiro de 2025, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
Prémio Luso-Italiano de Química
Será instituído o Prémio Luso-Italiano de Química, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Sociedade Italiana de Química. Será atribuído anualmente, e em alternância, a químicas ou químicos de Portugal e de Itália com projeção internacional, cabendo à SPQ fazer a atribuição de 2025. As candidaturas serão abertas em data a anunciar, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
|
|
|
> Homenagem da FCUP à pessoa do Professor Hernâni Maia (1936-2024)
Uma doação ao Museu de História Natural e da Ciência será assinalada na próxima quinta feira, dia 21, pelas 14:30, com uma sessão que decorre no Laboratório Ferreira da Silva. Está em causa uma coleção de frascos de laboratório reunidos pelo Professor Hernâni Lopes da Silva Maia (1936-2024), químico formado nas Universidades do Porto e Coimbra, responsável pela criação de uma escola de Química Orgânica na recentemente fundada Universidade do Minho (1973).
A doação será feita pelos seus quatro filhos, Pedro Francisco, Joana Isabel, José Bernardo e Maria Francisca Fernandes da Silva Maia, simultaneamente bisnetos de António Joaquim Ferreira da Silva, o notável químico portuense, professor na Academia Politécnica e na Universidade do Porto e diretor do Laboratório Municipal de Química do Porto. Acompanham a coleção livros da biblioteca pessoal de Ferreira da Silva, alguns com anotações suas, bem como a carta que o químico francês Marcellin Berthelot escreveu a Ferreira da Silva em 1877, agradecendo-lhe o envio da tese com que concorreu ao lugar de lente substituto da Academia Politécnica, e felicitando-o pela qualidade do trabalho.
A sessão, de acesso livre, incluirá uma mesa redonda moderada pela diretora do Museu, Professora Maria de Fátima Vieira, na qual se homenageia simultaneamente a carreira científica de Hernâni Maia. Para o efeito constituem a mesa a Professora Emérita da Universidade do Porto Maria João Ramos, e Paula Gomes, docente do Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências. Como conhecedores da obra de Ferreira da Silva integram a mesa António Fernando Silva, Professor Emérito da Universidade do Porto, e Marisa Monteiro, curadora de instrumentos científicos do Museu.
No decorrer da sessão, alunos da Faculdade de Belas Artes desenharão livremente tendo como tema o espaço do Laboratório onde estará em exposição a coleção de frascos.
A SPQ associa-se a este evento promovendo a sua divulgação e convidando todos os seus associados a comparecerem nesta sessão de acesso livre.
|
|
|
> Podcast: "Químicos Portugueses pelo Mundo" 4º Episódio
Ciência Sem Fronteiras: A História Única e Multidisciplinar de Diana Garcia Entre a Academia e a Indústria
Neste episódio, conheça a trajetória inspiradora de Diana Garcia, graduada em Bioquímica pela UNL-FCT. Diana conta como foi a sua mudança para o Reino Unido, onde fez o doutoramento na Universidade de Kent e teve uma carreira diversificada, passando por várias empresas até regressar à academia como gestora de projetos de investigação na Universidade de Edimburgo. Uma conversa sobre desafios, conquistas e a transição entre a academia e a indústria, que reflete a sua paixão pela ciência e a sua jornada internacional.
» mais informações
|
|