|
|
|
> Prémios: Ferreira da Silva, Fraústo da Silva, Luso-Espanhol e Medalha Vicente de Seabra
O Prémio Ferreira da Silva, é concedido bienalmente a uma química portuguesa ou químico português que, pela obra científica produzida em Portugal, tenha contribuído significativamente para o avanço da Química, em qualquer das suas áreas. Será atribuído pela 18.ª vez em 2024, e entregue durante o XXIX Encontro Nacional da SPQ a realizar em 2025.
As candidaturas serão abertas de 25 de novembro a 10 de janeiro de 2025, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
O Prémio Fraústo da Silva, é concedido bienalmente à química portuguesa ou ao químico português, sócia ou sócio da SPQ, que, pela obra científica produzida em Portugal, tenha contribuído marcadamente para o avanço das Ciências Químicas. Será atribuído pela 2.ª vez e entregue durante o XXIX Encontro Nacional da SPQ a realizar em 2025.
As candidaturas serão abertas de 25 de novembro a 10 de janeiro de 2025, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
A Medalha Vicente Seabra, destina-se a premiar a alta qualidade, originalidade e autonomia do trabalho de investigação em Química desenvolvido em Portugal por um investigador ou investigadora de idade não superior a 45 anos. São proponentes os presidentes das Divisões da SPQ, e grupos de dez ou mais sócios da SPQ. O júri considerará a qualidade, impacto e quantidade do trabalho científico realizado pelos nomeados, especialmente nos cinco anos mais recentes. Será atribuída pela 10.ª vez em 2024, e entregue durante o XXIX Encontro Nacional da SPQ a realizar em 2025.
As candidaturas serão abertas de 25 de novembro a 10 de janeiro de 2025, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
O Prémio Luso-Espanhol de Química, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química e pela Real Sociedad Española de Química, designa-se por Conferência Lourenço-Madinaveitia quando atribuído pela SPQ, e Conferencia Madinaveitia-Lourenço quando atribuído pela RSEQ. Esta escolha destina-se a recordar dois químicos notáveis: Agostinho Vicente Lourenço (1822-1893) e Antonio San Quintín Madinaveitia y Tabuyo (1890-1974). É atribuído anualmente, e em alternância, a químicas ou químicos portugueses e espanhóis com projeção internacional. Cabendo à SPQ fazer a atribuição de 2024.
As candidaturas serão abertas de 25 de novembro a 10 de janeiro de 2025, devendo ser apresentadas de acordo com o respetivo regulamento.
» mais informações
|
|
|
> Olimpíadas de Química 2025
A Sociedade Portuguesa de Química convida os estudantes a participar nas OLIMPÍADAS DE QUÍMICA MAIS e nas OLIMPÍADAS DE QUÍMICA JUNIOR. Os estudantes participantes das OQ+ terão a possibilidade de se qualificar para 58ª Olimpíada Internacional de Química, e para as Olimpíadas Iberoamericanas de Química. Os estudantes mais jovens, participantes nas OQ Júnior, terão a oportunidade de integrar a representação nacional nas Olimpíadas de Ciência da União Europeia.
Inscrições até 31 de janeiro de 2025.
» mais informações
|
|
|
> Prémio Luso-Francês 2024
A Professora Filipa Ribeiro, Professora Catedrática do Instituto Superior Técnico (IST) da Universidade de Lisboa, especialista em catálise heterogénea aplicada a zeólitos, foi distinguida com o Prémio Luso-Francês 2024 (Portugal-France Chemistry Bilateral Lectureship Award). Este prestigiado prémio, instituído pela Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) e pela Société Chimique de France (SCF), foi atribuído pela sexta vez, destacando o impacto do trabalho da investigadora e os fortes laços que ela estabeleceu com a comunidade científica francesa.
A entrega oficial do prémio acontecerá na primavera de 2025, em Paris, numa cerimónia que reunirá destacados membros da comunidade científica internacional.
» mais informações
|
|
|
> Químicas - ciclo de conferências
Em 2024, a Sociedade Portuguesa de Química (SPQ) prestou uma justa homenagem às mulheres químicas, lançando um ciclo de conferências dedicado a destacar o percurso de sete ilustres profissionais nesta fascinante ciência. As conferências, realizadas mensalmente em formato eletrónico e gratuitas, trouxeram inspiração e conhecimento ao público, reforçando o papel fundamental das mulheres na Química.
A SPQ tem o prazer de anunciar que este ciclo continuará em 2025! Retomaremos as conferências em janeiro, com mais informações a divulgar em breve. Em fevereiro, no dia 18, contaremos com a participação confirmada da Prof. Cristina Barrocas Dias, da Universidade de Évora, que partilhará a sua trajetória científica e as suas contribuições para a Química.
» mais informações |
|
|
> GLUPOR 15 & GLYCOTwinning 2025
GLUPOR 15 - 15th International Meeting of the Portuguese Carbohydrate Group decorrerá de 15 a 17 de setembro de 2025, no histórico Convento de São Francisco, em Coimbra. Organizado pelo Grupo de Glúcidos da SPQ, o evento reúne especialistas nacionais e internacionais em glicociências, incluindo o projeto GLYCOTwinning. Coimbra, cidade de conhecimento e património da UNESCO, oferece um cenário inspirador para debates e colaboração científica.
» mais informações
|
|
|
> Podcast: "Químicos Portugueses pelo Mundo"
5º Episódio
Hoje temos como convidado Ricardo Barata, um químico que tem percorrido um caminho fascinante pela Europa, com passagens por diversas instituições e áreas da química, desde o seu primeiro estágio Erasmus na Universidade de Bergen, até ao trabalho atual no Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia (JRC). Licenciado em Química Aplicada pela NOVA-FCT, Ricardo seguiu para um mestrado em Bio-orgânica, onde aprofundou o seu interesse pela separação de compostos através da cromatografia gasosa.Neste episódio, vamos explorar a experiência de Ricardo como químico em diferentes contextos europeus, os desafios e oportunidades que encontrou ao longo da sua carreira, e o que significa trabalhar na segurança de baterias e nos desafios da química na Europa.
» mais informações
|
|
|
> 2025 GIC-EFCATS Winter School on Catalysis
Aproxima-se o prazo de inscrições para a 2025 GIC-EFCATS Winter School on Catalysis, que terá lugar na Universidade de L’Aquila, em Itália, de 27 a 31 de janeiro de 2025.
Este evento, organizado pela GIC (Grupo Interdivisional de Catálise da Sociedade Química Italiana), EFCATS e a Universidade de L’Aquila, destaca-se pela abordagem à catálise sustentável, alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU para 2030. O programa inclui palestras e discussões interativas conduzidas por especialistas internacionais, direcionadas especialmente para doutorandos, pós-doutorados e jovens cientistas.
» mais informações
|
|