Critérios de Seleção e Avaliação das Candidaturas
(em atualização)
- A direção da SPQ solicitará aos seis departamentos de química com cursos de química, abertos no ano letivo de 2014/15 a lista dos candidatos colocados no cursos de química da respetiva universidade no ano letivo de 2015/16.
- Dela deverão constar a média de candidatura à universidade e do exame de físico-química (11º ano). A informação sobre o envolvimento em atividades da SPQ (Olimpíadas de Química Júnior e Olimpíadas de Química+) deverá ser adicionada pela SPQ.
- A direção da SPQ, em conjunto com as delegações regionais da SPQ, avaliará as candidaturas com a seguinte ponderação:
- 80 % - de peso atribuído à média de candidatura (são excluídos candidatos com nota mínima inferior a 10,5 valores)
- 10 % - nota do exame de 11º ano de Física e Química A
- 10 % - classificação (nos três primeiros lugares) nas olimpíadas júnior e mais (em caso de participação nas duas, será dado um peso na melhor classificação)
- A SPQ seriará 10 candidatos por universidade, mas apenas cinco serão premiados pela esta sociedade, devendo, em caso de igual participação das universidades, os restantes ser financiados pelas universidades onde os candidatos ficarem colocados. Cada universidade poderá definir classificações mínimas para acesso às suas bolsas.
- O pagamento reportará à propina do ano letivo de 2015/2016 e será pago no início do ano letivo 2016/17, apenas para aqueles alunos que se inscrevem no segundo ano do curso de química da respetiva instituição. Pretende-se assim garantir a continuidade do aluno no curso de química.
- O aluno deverá fazer prova da inscrição, no ano letivo 2016/17, no 2º ano do curso de química.
- No caso em que o aluno solicite transferência de curso (para um de química de outra universidade contemplada) a SPQ considerará esta situação, desde que o aluno se encontre nos 5 primeiros selecionados.
- Em caso de situação não contemplada, a direção da SPQ decidirá com base na avaliação da situação.
- Em caso de empate a SPQ poderá decidir sobre a inclusão de uma sexta bolsa, ou, no caso de idêntica contribuição da universidade respetiva, ser da responsabilidade desta.
- A decisão da SPQ é soberana e não é passível de contestação.
A SPQ divulgará esta sua iniciativa através do seu site, Facebook, boletim Química e outros meios que considerar adequados, esperando que as universidades ou faculdades o possam igualmente fazer através de meios idênticos.
A direção da SPQ,
1 de Julho de 2015