As conferências serão em formato electrónico e gratuitas.
Para assistir inscreva-se aqui
30 de abril - 11h:30-12h:15
Short Bio
Pilar Goya Laza was the first woman President of EuChemS (European Chemical Society) from 2018 to 2020.
She received her PhD in Chemistry from the Universidad Complutense, Madrid and did a postdoctoral stay in Konstanz, Germany, financed by the Alexander von Humboldt Foundation. She was Research Professor of the Spanish Research Council (CSIC) at the Instituto de Química Médica of which she was the director for six years. Her research dealt with different aspects of medicinal chemistry and drug design, mainly focused on the modulation of the endocannabinoid system targeting pain and cancer. She has coauthored around 160 papers, 12 international patents and directed 10 PhD theses.
She has been involved in administrative and scientific positions being Head of International Affairs of the Spanish Research Council and she was also the chair of the Chemistry Committee of the Marie Sklodowska-Curie Fellowships. She was President of the Spanish Society of Medicinal Chemistry, SEQT and Vice President of the Royal Society of Chemistry of Spain, RSEQ.
All along her career she has been very active in reaching out to the general public, participating in lectures in schools and popular events. She has also coauthored two popular books, one on “What we know about Pain” and in 2019, one on “The Periodic Table of the Chemical Elements”.
She was a member of the First Ethics Committee of the CSIC, Spanish Research Council, participating in the preparation of the Good Scientific Practices Codes.
Recently, she has been elected Honorary Fellow of the Royal Society of Chemistry.
página web Reveja a palestra no YouTube
21 de maio - 11h:30-12h:15
Short Bio
Zita Martins é Astrobióloga, Professora Associada e Vice-Presidente para Assuntos Internacionais do Instituto Superior Técnico (IST). Em 2021, foi nomeada Consultora para o Ensino Superior, Ciência, Inovação e Transição Digital na Casa Civil de Sua Excelência o Presidente da República. Os seus interesses de investigação incluem a deteção de assinaturas químicas de vida extraterrestre em missões espaciais, e a potencial contribuição química de meteoritos e cometas para a origem da vida.
Licenciou-se em Química pelo IST em 2002 e obteve o doutoramento em Astrobiologia pela Universidade de Leiden (Holanda) em 2007. Foi Cientista Convidada na NASA Goddard (EUA) em 2005 e 2006, e Professora Convidada na Universidade de Nice -Sophia Antipolis (França) em 2012. Trabalhou no Imperial College London (Reino Unido) de 2007 até o final de 2017. Em 2009, recebeu uma University Research Fellowship no valor de 1 milhão de libras pela Royal Society. Desde janeiro de 2018 é Professora Associada no IST (Portugal). Criou o primeiro laboratório de Astrobiologia e Cosmoquímica em Portugal, e co-criou o Minor de Ambientes Extremos no IST. De 2019 a 2023 foi Co-diretora do Programa MIT-Portugal, e desde 2019 é Sub-diretora do Colégio de Ambientes Polares e Extremos (POLAR2E) da Universidade de Lisboa.
Zita Martins tem participado ativamente em missões espaciais. É co-Investigadora de dois projetos (OREOcube e EXOcube) da Agência Espacial Europeia (ESA) que serão instalados na Estação Espacial Internacional (ISS) e irão determinar a sobrevivência de diversas moléculas orgânicas diferentes contra a radiação espacial. É Cientista Comunitária da missão ARIEL (ESA) que irá analisar a composição química da atmosfera de mais de mil exoplanetas, membro da equipe de matéria orgânica insolúvel da missão Hayabusa2 (JAXA), e membro da missão Comet Interceptor (ESA). Zita Martins preside à Equipa de Especialistas "Luas dos Planetas Gigantes" da ESA, e ao Grupo de Trabalho de Exploração do Sistema Solar (SSEWG) da ESA.
Em 2015, Zita Martins foi nomeada Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada pelo Presidente de Portugal por méritos excecionais na ciência.
página web Reveja a palestra no YouTube
2 de julho (nova data) - 11h:30-12h:15
Short Bio
Mara G. Freire licenciou-se em Química pela Universidade de Aveiro em 2003, recebendo o prémio “Melhor Aluno de Química” da Dow Portugal. Em 2007, concluiu o doutoramento em Engenharia Química pela mesma universidade, com estágios na Universidade Federal do Rio de Janeiro e na Universidade Claude Bernard. Realizou atividades de pós-doutoramento no ITQB2 da Universidade Nova de Lisboa. Em 2012, foi professora convidada na Universidade Tiradentes, Sergipe, Brasil. Em 2013, tornou-se Investigadora Auxiliar e, desde 2014, é Investigadora Coordenadora no CICECO - Instituto de Materiais de Aveiro. Atualmente, coordena o Grupo 5 - Materiais Biomédicos e Biomiméticos - do CICECO e é Vice-Presidente do Conselho Científico da Universidade de Aveiro. Freire é membro da Academia Europeia de Ciências e da Academia das Ciências de Lisboa, e uma das 17 presidentes do Content Selection Advisory Board do Scopus. Publicou mais de 300 artigos, 30 capítulos de livros e dois livros, com mais de 16.000 citações e um índice h de 71. Coordenou/participou em 25 projetos de I&D, incluindo duas bolsas do Conselho Europeu de Investigação e dois projetos PathFinder do Conselho Europeu de Inovação. Registou mais de 15 patentes e cofundou a spin-off RYAPURTECH. Foi premiada com o ECTP-NETZSCH Young Scientist Award em 2014, nomeada uma das 20 melhores “Mulheres na Ciência” em Portugal em 2016, e reconhecida como uma das 14 estrelas emergentes em Química Verde em 2017, entre outros prémios. Supervisionou 18 investigadores de pós-doutoramento, 17 doutoramentos, 60 mestrados e 40 licenciaturas.
19 de julho - 11h:30-12h:15
Short Bio
Cecília Roque é Professora de Bioengenharia e responsável pelo Laboratório de Engenharia Biomolecular na Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa. É Diretora da UCIBIO desde fevereiro de 2023.
Cecília é licenciada em Engenharia Química (com especialização em Biotecnologia) e doutorada em Biotecnologia pelo Instituto Superior Técnico. Cecília foi Visiting Scholar na Universidade de Cambridge e na Catholic University of America, investigadora pós-doutorada no Institute of Biotechnology (Universidade de Cambridge) e no INESC-MN (Lisboa, Portugal), e Professora Visitante na Universidade de Cambridge, Universidade de Nantes, Universidade de São Paulo, City University of New York e KTH Royal Institute of Technology em Estocolmo. É ativa em várias sociedades científicas nacionais (Sociedade Portuguesa de Biotecnologia e Sociedade Portuguesa de Biofísica) e internacionais (Federação Europeia de Biotecnologia e Sociedade Internacional de Reconhecimento Molecular).
A sua investigação foca-se na biomimética, fundindo química, biotecnologia e engenharia, e o seu trabalho tem sido reconhecido com várias distinções nacionais e internacionais. Recebeu bolsas Starting e Proof-of-concept do Conselho Europeu de Investigação (2014, 2022) e atualmente lidera um projeto FET-OPEN.
página web Reveja a palestra no YouTube
25 de setembro - 11h30-12h15
Short Bio
Ana Rita Lado Ribeiro (ARLR) tem uma vasta experiência em Química Analítica e Ciências e Engenharia do Ambiente. Após a conclusão do doutoramento, ARLR foi investigadora de pós-doutoramento (2014-18) no LSRE-LCM (FEUP), investigadora visitante na Universidade de Loughborough, Reino Unido (2018), investigadora de nível inicial (2019-23) e investigadora auxiliar (2023) no LSRE-LCM. Atualmente, ocupa o cargo de investigadora principal no LSRE-LCM, é editora executiva da Chemical Engineering Sciences (Elsevier) e editora de edições especiais da Chemical Engineering Journal Advances (Elsevier).
ARLR participa/ou como membro de equipa em vários projetos de investigação nacionais e internacionais, tendo sido premiada com uma ERC Starting Grant (ERA-ARE, Projeto Ref. 101039270) do Conselho Europeu de Investigação. É Investigadora Principal (IP) de um projeto nacional financiado (STAR, Ref. 2022.02842.PTDC), IP na FEUP de outro projeto nacional financiado (ENANTIOTOX) no LSRE-LCM, e foi IP de um projeto nacional financiado (SAMPREP, Ref. POCI-01-0145-FEDER-030521). É representante de Portugal no Comité de Gestão da Ação COST Water4Reuse (Mainstreaming water reuse into the circular economy paradigm, Ref. CA23104).
ARLR é coautora de mais de 250 publicações, incluindo 10 capítulos em livros/séries de livros com revisão por pares, mais de 90 publicações em revistas internacionais indexadas com revisão por pares, e mais de 150 comunicações em atas de conferências, com um índice-h de 38. É/foi coeditora de 9 edições especiais de revistas científicas internacionais e coinventora de 2 pedidos de patente. ARLR foi distinguida como Investigadora Altamente Citada em 2021 (Clarivate) na categoria cross-field e está no top 2% dos cientistas mais citados na subcategoria das Ciências Ambientais (impacto das citações Scopus de cientistas em 2022).
ARLR é(foi) co-/orientadora de 5(2) estudantes de doutoramento, co-/supervisora de 4(10) dissertações de estudantes de mestrado, assim como do trabalho de investigação de 1(2) pós-doutorados, de 2 pós-doutorados visitantes, 9 estudantes de doutoramento visitantes e vários estudantes de licenciatura e bolseiros de investigação.
30 de outubro - 11h30-12h15
Short Bio
Maria João Moreno é Professora no Departamento de Química da Universidade de Coimbra, responsável pelo grupo de Biomembranas e coordenadora da linha de investigação Química Biológica do Centro de Química de Coimbra.
É licenciada (Universidade de Lisboa) e Doutorada (Universidade Nova de Lisboa) em Bioquímica, foi docente na Universidade do Algarve, estudante de pós-doutoramento na Universidade do Michigan (EUA) e investigador visitante nos institutos ETH Zurich (Suiça), NIH-NCI (EUA) e BiFi (Espanha).
A sua investigação foca-se na área da Química Biofísica, na interface entre a biologia e a química-física. O principal objetivo da sua investigação é a caracterização da estrutura/dinâmica e função das biomembranas, nomeadamente na compreensão quantitativa da cinética e equilíbrio da interação de pequenas moléculas, no sentido de melhorar a capacidade de prever o perfil de ADME/tox de fármacos e outras moléculas bioativas. Tem também desenvolvido investigação na área da química alimentar, nomeadamente na caracterização e desenvolvimento de alimentos funcionais para prevenir doenças relacionadas com a homeostase de lípidos, bem como na valorização de produtos alimentares portugueses. A investigação tem sido financiada pela FCT através de vários projetos de investigação, participando como membro da equipa e como investigador principal. O trabalho realizado foi publicado em mais de 70 artigos científicos, tendo neste momento um índice-H de 27 (20 desde 2019) e mais de 2200 citações. Maria João tem também participado de forma muito intensa em atividades de gestão académica e de divulgação de ciência, sendo a contribuição na área da formação académica particularmente relevante. Lecionou mais de 50 unidades curriculares diferentes sendo docente responsável em mais de metade, supervisionou mais de 40 estudantes de licenciatura, cerca de 30 estudantes de mestrado, 10 estudantes de doutoramento e 4 investigadores de pós-doutoramento.
página webReveja a palestra no YouTube
20 de novembro - 11h30-12h15
Short Bio
Maria M. M. Santos é Professora Associada no Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Medicamento na Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa (FFUL) e líder do grupo de Química Orgânica Medicinal no Instituto de Investigação iMed.ULisboa (iMed). Licenciou-se em Química Aplicada (ramo de Química Orgânica) e doutorou-se em Síntese Orgânica na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT-UNL). Após um pós-doutoramento na Universidade de Barcelona (Espanha, 2004-2006) e um pós-doutoramento no grupo do Professor Rui Moreira (2006-2008), iniciou a sua carreira independente na FFUL, tendo ganho posições Ciência 2007 (2008-2013), Investigador FCT (investigador auxiliar, 2013-2018) e CEEC individual (investigador principal, 2018-2020), onde desenvolve investigação na área da Química Medicinal. O seu trabalho foi reconhecido pela Sociedade Portuguesa de Química com o prémio de melhor química orgânica jovem, pela Royal Society of Chemistry com a nomeação “new talent: europe” pela revista MedChemComm e foi uma das investigadoras portuguesas destacada no livro Mulheres na Ciência editado pela Ciência Viva. Em 2020, foi contratada como Professora auxiliar do Departamento de Ciências Farmacêuticas e do Medicamento da FFUL, tendo sido promovida a Professora associada do mesmo Departamento em 2023.
página web
Reveja a palestra no YouTube