Capa
Série II / Número 99 / Volume
Dezembro 2005
Descarregar revista
DOI: 10.52590/M3.P624
O fascículo do QUIMICA que segura nas suas mãos foi organizado em torno da Química Farmacêutica. No entanto, à medida que os conteúdos iam moldando a sua forma, acabamos um pouco para além da química, mais na Indústria e nas Ciências Farmacêuticas.
Um apontamento sobre a “5th International Conference on History of Chemistry”; 9th International Chemical Engineering Conference (CHEMPOR 2005); A Universidade de Aveiro acolhe professores do ensino secundário para participarem no 1.º Curso de "Trabalhos práticos do 12.º ano"; 6th International Meeting of the Portuguese Carbohydrate Chemistry Group 3rd Iberian Carbohydrate Meeting Glupor VI; Prémio Nobel da Paz 2005: Energia Atómica para a Paz; MAF 9 - 9th International Conference on Methods and Applications of Fluorescence: Spectroscopy, Imaging and Probes; MATRIX 2005; Analítica’05 – 5.º Encontro de Química Analítica da SPQ;Fase regional das Olimpíadas de Química em edição piloto;Matrículas em cursos da área de Química;Prémio Nobel da Química 2005: Metátese – uma dança de troca de pares
Este programa (ou guia de estudos multimédia), editado pela Porto Editora, destina-se aos alunos do 12.º ano de escolaridade do Ensino Secundário que frequentam a disciplina de Química, cuja aprovação na mesma depende da classificação obtida durante o ano e do resultado obtido no exame nacional da disciplina em questão.
Os resultados da primeira fase de candidaturas ao ensino superior em 2005 revelam um número de candidatos aos cursos da área de química (Química, Bioquímica, Engenharia Química, Ensino de Física e Química), muito semelhante ao do ano anterior, interrompendo assim a tendência de queda acentuada dos últimos anos.
Se fosse pai e o seu filho ao chegar a casa lhe mostrasse a síntese programática da componente de Química do 11.º ano e nela lesse
A Escola Secundária de Cantanhede nasceu com o 25 de Abril de 1974, ocupando as instalações da então Escola Comercial e Industrial (a funcionar no velho edifício do Hospital da Misericórdia e actual Centro de Dia para a terceira idade) e ainda as instalações do antigo Colégio Infante de Sagres (presentemente o Centro de Saúde concelhio). No início do ano lectivo de 1977/ 78, a Escola instalou-se no actual edifício e, desde 1997/ 98, deixou de leccionar o 3.º Ciclo do Ensino Básico, em regime diurno

As calculadoras gráficas estão essencialmente associadas a actividades matemáticas tais como a manipulação de expressões algébricas, cálculo de derivadas, integração, curvas de regressão e tratamento estatístico.


Este artigo é uma adaptação da conferência-debate, com o mesmo título, proferida na Reitoria da Universidade de Lisboa, em Maio de 2003, a convite da Cátedra “A Razão” do Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras.
O Professor J. G. Morais é Catedrático da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, sendo presentemente presidente do Conselho Directivo da FFUL e pró-reitor da Universidade de Lisboa.
A importância do conhecimento das interacções de uma substância farmacologicamente activa com as membranas biológicas deve-se, principalmente, aos efeitos que estas podem exercer na sua eficácia terapêutica por condicionarem a sua biodisponibilidade ou por terem um papel primordial no seu mecanismo de acção.
A investigação de novas substâncias com actividade terapêutica, bem como de novas aplicações para substâncias activas em circuito comercial, é guiada entre outros factores pela natureza das técnicas analíticas que são utilizadas ao longo deste processo.
A quimioterapia da malária é uma área de investigação que envolve esforços à escala mundial, devido à complexidade da interacção fármaco-parasita.
O termo eléctrodo foi introduzido em 1834 por Michael Faraday para substituir o termo “pólo” até aí utilizado no contexto da acção da corrente eléctrica provocando decomposição electroquímica ou electrólise; pólo positivo ou pólo negativo, associados às ideias de atracção e de repulsão